O que são CPC, CPM, CPA, CPD, CPL, CPS e CPV? Descubra o que significam essas siglas

Retorno sobre o investimento: é isto que buscam as empresas e agências especializadas em desenvolver ações de marketing digital para elas. Contudo, para obter um resultado favorável e otimizar as conversões, é preciso conhecer as modalidades de pagamento mais comuns para elas. Dessa forma é possível tomar uma melhor decisão para a estratégia elaborada, conforme orçamento disponível.

CPC (Custo Por Clique): o anunciante paga somente quando o banner receber um clique. Modelo usado no Google Adwords que vem se expandido para sites e blogs, pela rede AdSense. Tem como principal vantagem revelar o número exato de pessoas que realmente se interessaram pelo anúncio.

CPM (Custo Por Mil): o anunciante paga por mil impressões, ou seja, a cada mil vezes que o banner aparece na tela. Geralmente uma página pode oferecer até 6 posições para a publicação da peça. Quanto mais nobre a área (topo, por exemplo), mais caro é o CPM. É o modelo mais usado por portais e sites com grande número de acessos.

CPA (Custo Por Aquisição): o anunciante só paga quando há a conversão, ou seja, o objetivo é alcançado. A conversão pode ser a compra de um produto, o cadastro em uma página, o preenchimento de uma pesquisa, a visualização de um vídeo, o curtir de uma fanpage, etc. Esse modelo costuma ser mais caro para evitar prejuízo à plataforma caso a campanha não seja bem sucedida.

CPD (Custo por download): O pagamento é por download feito.

CPD (custo por dia): Taxa fixa por um dia de anúncio independente do número de visitas paga-se uma taxa fixa.

CPL (Custo por Lead): Método muito utilizado pelos programas de afiliados onde é preciso ocorrer um conversão proposta para que aconteça o pagamento. Um exemplo disso pode ser quando uma pessoa faz um cadastro no site anunciante, ou assina sua newsletter, enfim, quando um visitante passa a se tornar um potencial cliente para a empresa que anunciou.

CPS (Custo por venda): O CPS é parecido com o CPA, a diferença é que ao invés da pessoa ter que apenas assinar uma newsletter ou fazer um cadastro, por exemplo, ela precisa efetuar uma compra a partir do clique dado. Finalizada a venda na loja da empresa que está divulgando com essa forma de pagamento tem-se o custo da publicidade. Como se fosse uma comissão para o site que direcionou aquele cliente.

CPV (Custo por Visualização): Neste lance o anunciante define o preço que pagará quando um usuário assistir o seu vídeo em campanhas.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário